PLANO DE POUPANÇA

Para continuar a poupar energia e água no verão

Os consumos em “stand-by” podem representar até 10% da sua fatura de eletricidade.

Quando se ausenta por vários dias durante as férias, desligue este modo dos equipamentos elétricos. Se for por um período mais longo, aproveite também para esvaziar e limpar o frigorífico e para o deixar desligado durante a sua ausência, uma vez que é o equipamento que mais eletricidade consome em casa. Se não for possível desligá-lo, reduza a sua temperatura para poupar no consumo.

O mesmo se aplica a qualquer outro equipamento elétrico, como a televisão. Poderá ser ainda mais ousado e desligar o quadro elétrico, de forma a garantir que o seu consumo de eletricidade é nulo. Boas férias!

Privilegie a luz natural

Tire o máximo proveito dos dias mais longos no verão e use a luz natural durante o dia e até ao final da tarde. Mantenha as cortinas e estores abertos para deixar a luz entrar e para evitar o recurso à iluminação artificial.
São quase 10 horas de luz gratuita ao dispor de todos, que deve ser rentabilizada ao máximo.
Poderá realizar as suas atividades em casa próximas das janelas para aproveitar a luz solar, como ler ou trabalhar. Se não acender lâmpadas durante o dia também terá a casa mais fresca.

Seque a roupa ao sol e ao vento

Sempre que possível, evite secar a roupa na máquina. No verão, com mais dias de sol é fácil e, muitas vezes, mais rápido secar a roupa no exterior. A forma mais ecológica de secar roupa é aproveitar o sol e o vento. E são grátis!

Dê descanso à máquina de secar roupa e tire partido dos recursos naturais gratuitos ao dispor de todos. Não tardará a notar a diferença na fatura da luz.

Poupe água nos banhos

Se está habituado a tomar banho de água quente no verão, experimente reduzir a temperatura e usar água morna. Além disso, desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Não só poupa energia, como também vai evitar o desperdício de água. Tome duches curtos e evite banhos de imersão. A quantidade de energia e de água necessária pode, assim, ser expressivamente inferior.

Utilize sistemas de rega automática para o jardim.

A utilização de sistemas de rega eficientes, nomeadamente, sistemas gota-a-gota ou de micro aspersão com ativação automática por sensores de humidade ou por temporizador, permitem que se regue com a quantidade de água estritamente necessária e no horário adequado, sem o desperdício inerente ao uso de uma mangueira acoplada a uma torneira convencional. Especialmente no verão é fundamental regar à hora de menos calor, nomeadamente, ao final do dia, de forma a evitar a perda de humidade pela evaporação.