PLANO DE POUPANÇA

Boas práticas

Câmara Municipal de Loures

Câmara Municipal de Loures

Municípios

O Município de Loures definiu como prioridade a adoção de políticas que visam a sustentabilidade do Concelho. Em Loures esta preocupação é vigente, e reflexo deste caminho de descarbonização que se pretende trilhar é a aplicação do Plano Municipal de Poupança de Energia 2022-2023.

Neste âmbito, Loures abrangeu 82 edifícios municipais e escolares, 3 de empresas municipais e 10 de Juntas de Freguesia, com a aplicação de uma metodologia para avaliar a redução de consumos por ação a aplicar, através de questionários com criação de base de dados que permite contabilizar a redução de consumos de água e de energia, construindo a baseline de cada edifício. Adicionalmente, será possível contabilizar o investimento necessário e o período de retorno do mesmo.

Relativamente aos edifícios municipais, prevê-se que seja possível atingir cerca de 11% do repto da redução voluntária de 15% do consumo energético lançado aos Estados-Membros, caso se apliquem apenas medidas sem investimento, sendo necessário reforço orçamental para concretização dos objetivos.

Na iluminação pública, atualmente, Loures tem 33% das luminárias com tecnologia LED sendo 5% com telegestão, pretendendo o Município alargar a todo o universo a tecnologia LED com telegestão.

Foi instalada uma unidade de produção para autoconsumo (UPAC) permitindo uma redução de 127 MWh/ano, integrada no projeto PAB_LIvingLAB que conta com ações inovadoras de redução da intensidade carbónica.

Destaca-se igualmente a aposta na eficiência hídrica, com um sistema de rega alimentado por água não potável, e, ainda, a utilização da tecnologia building information modeling (BIM) para promoção da descarbonização dos edifícios.

Em Loures, a educação ambiental é trabalhada diariamente, sendo a literacia ambiental uma ferramenta-chave para o sucesso das ações. No lote de ações sem investimento, destaca-se uma campanha de comunicação para afixar junto de interruptores de luz, ar condicionado e zonas com consumos de água, promovendo boas práticas. Adicionalmente, foi ajustada a iluminação decorativa de Natal, que permitiu uma redução que se estimou em 38 MWh, representando 0,16% do consumo total anual de energia municipal.

Salienta-se ainda que, Loures, no caminho da inovação, aposta no aproveitamento da água rejeitada pelas piscinas municipais, com um projeto piloto que irá dotar uma piscina de capacidade de armazenamento e posterior reutilização de cerca de 8m3/dia de água rejeitada, para usos urbanos. Atualmente, encontra-se em estudo a utilização de água para reutilização (ApR) no território.